Reunião discute situação dos cemitérios

O processo de licenciamento ambiental e adequações à legislação dos cemitérios municipais foram tema de uma reunião nesta quarta-feira (11). O encontro ocorreu na Cúria Diocesana e contou com a participação de representantes do município, dos responsáveis pelos cemitérios das comunidades, Ministério Público, igrejas católicas e evangélicas e da Delegacia de Crimes Ambientais.

Durante a reunião foram apresentadas informações sobre o andamento do Estudo de Impacto Ambiental dos cemitérios municipais Central e Horto dos Ipês. Segundo a empresa responsável, parte do trabalho foi concluído, como o levantamento topográfico e o início do monitoramento para detecção de contaminações do solo e do lençol freático em decorrência de vazamentos de necro-chorume. Além disso, foi solicitado junto à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) a Licença Ambiental Inicial (LAI) dos dois cemitérios.

Entre as sugestões apresentadas ao município está a de providenciar o encerramento das atividades do cemitério Central, Desta forma, não seria mais possível realizar sepultamentos no local, mas ele seria mantido como um local de visitação.

“As decisões que forem tomadas serão feitas observando as indicações técnicas e a legislação ambiental, com objetivo de fazer aquilo que for melhor para a cidade e para o povo, o assunto é delicado e estamos ficando sem saídas”, pondera o prefeito Olavio Falchetti.

Ainda durante a reunião foram levantadas as dificuldades e o andamento dos trabalhos de licenciamento ambiental dos cemitérios comunitários, ligados aos CAEPs.

 

Fonte: Decom/PMT