Gabinete de gestão integrada analisa sistema de monitoramento de trânsito

Representantes das instituições policiais que integram o Gabinete de Gestão Integrada, órgão que rege a segurança do município, reuniram-se nesta quinta-feira (06) com o prefeito Joares Ponticelli para conhecer um sistema de segurança de trânsito apresentado por uma empresa de informática privada.

Segundo o secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento Alexandre Moraes, esse equipamento monitora os veículos através da numeração das placas e acusa possíveis pendências ou irregularidades.

“Analisamos a apresentação do equipamento e a nossa secretaria ficou encarregada de dar os encaminhamentos para o caso de uma licitação para aquisição em parceria com a Polícia Rodoviária Federal”, explicou o secretário.

O programa foi apresentado por representantes de uma empresa de São José, e é utilizado por órgãos de segurança desse município e de Florianópolis. O monitoramento se dá através de câmeras fixas, tipo radar de controle de velocidade, ou móvel, no interior de uma viatura, e tem como base os dados e registros do Detran do Estado armazenados no próprio programa.

A câmera faz a leitura das placas dos veículos e emite um alerta somente quando há indicação de irregularidades como licenciamento atrasado ou roubo. O sistema faz a leitura das placas que estão até 10 metros de distância da câmera. É possível registrar e analisar a placa de um carro que passa por uma câmera fixa a uma velocidade de até 320km/h. Também são analisadas as placas de carros estacionados em diagonal em um ângulo de 45º.