Fundação apresenta projeto para melhoria da coleta seletiva

Ampliar o volume de resíduos recicláveis coletados é um projetos que integram o programa Tubarão Rumo ao Lixo Zero. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (20) pelos técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente ao prefeito Olavio Falchetti e ao vice Akilson Machado.

Nesta primeira fase são propostas duas ações. Uma delas é a ampliação da rota feita pelo caminhão da coleta seletiva para que possa contemplar mais comunidades. Para isso, um segundo caminhão deve começar a fazer o trabalho em breve. A segunda ação é a instalação de ecopontos e contentores de resíduos orgânicos e recicláveis.

Com apoio da Retrans, empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos, foram levantados 16 pontos considerados críticos, ou seja, locais onde há o acúmulo de resíduos recicláveis e orgânicos. “Atualmente Tubarão recicla efetivamente 3% dos resíduos produzidos. Mas esse percentual pode ser maior desde que os materiais sejam separados já na origem. Com a coleta seletiva, reduz-se a quantidade de materiais que são encaminhados ao aterro sanitário o que representará uma economia ao município, além disso, a reciclagem pode gerar emprego e renda para muitas pessoas”, observa o vice-presidente da Funat, Michel Schimanski.

Dos 16 pontos críticos, em quatro serão instalados ecopontos e também contentores de recicláveis e de orgânicos. “A diferença é que os ecopontos contam com a divisão por tipo de recicláveis (vidro, papel, metal e plástico), já os contentores são para os resíduos úmidos, que entram os orgânicos, além de papel higiênico e fraldas, e os secos que são os recicláveis”, explica Michel.

Em uma segunda fase deste projeto a intenção é a instalação dos ecopontos nas escolas municipais, ampliando os espaços disponíveis para a coleta seletiva. Outros oito projetos também compõem o programa Tubarão Rumo ao Lixo Zero, entre eles educação ambiental, reativação do galpão solidário, formalização da associação de catadores, entre outros.

O próximo passo para a concretização do projeto de ampliação e melhoria da coleta seletiva é a realização da licitação para a compra dos ecopontos e contentores. “Temos alguns procedimentos burocráticos para serem resolvidos antes de lançar a licitação, mas pretendemos publicar o edital em breve”, adianta Michel.