Unidades escolares recebem lousa digital e computador interativos
As escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil da rede municipal acabam de ganhar mais um recurso didático voltado à ampliação da qualidade do ensino: Computador Interativo e Lousa Digital (Projetor Proinfo).
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa oferece às escolas públicas a possibilidade de adquirir um computador interativo (projetor multimídia), que promove e amplia o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar.
Nas unidades escolares de Tubarão, o equipamento vai auxiliar no desenvolvimento das atividades, tanto no ensino infantil, quanto no ensino fundamental. “As possibilidades de uso são inúmeras, por isso o desafio de nossos educadores é aproveitar ao máximo, inovando a forma de ensinar. A tecnologia está presente em nossas vidas e devemos utilizá-la ao nosso favor, com a finalidade de melhor a qualidade de vida de todos”, ressalta a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza.
As diretoras das unidades escolares participaram de um treinamento e ficaram satisfeitas com a aquisição. “Fiquei muito animada com a chegada do equipamento e achei muito importante o recurso ser estendido também para o a educação infantil, pois nossas crianças adoram novidades e estão muito conectadas em tecnologia. O equipamento vai motivar os educadores e trazer diversas possibilidades de apresentar o conteúdo de modo bem interativo”, comemora a diretora do CEI Irene Botega, Pâmela Teixeira da Silveira.
Interatividade – Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o computador diferencia-se por facilitar a interatividade. Desenvolvido como um dispositivo leve e portátil pode ser levado pelos professores para as salas de aula. O equipamento é interligado aos laboratórios ProInfo e contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia. O dispositivo permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola ou na internet. Ele pode ainda operar como uma lousa digital, transformando a superfície de projeção em um quadro interativo.
Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT