Reunião define Mutirão de Limpeza sob o Rio Tubarão

Devido ao sucesso do ano passado, o Mutirão de Limpeza do Rio Tubarão mais uma vez será parte das atrações da Semana Lixo Zero – Tubarão. A semana ocorrerá de 23 a 31 de outubro, e é alusiva ao Dia Municipal de Consciência ao Consumo e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos, lembrado no dia 30 de outubro e faz parte do calendário municipal instituído pela lei ordinária nº 4127 de 9 de fevereiro de 2015.

Os últimos detalhes deste evento foram decididos em uma reunião realizada na sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente nesta sexta-feira (16), entre o órgão e demais parceiros. Estiveram presentes os representantes do IFSC, Exército, Ferrovia Tereza Cristina, além de integrantes da Funat e a assessoria do professor Paulo Henrique Lúcio.

Na última edição, foram encontrados diversos tipos de resíduos como sofás velhos, cadeiras, garrafas pet e de vidros, papéis e isopor. Ao todo, foram recolhidos mais de 10 toneladas de resíduos.

Nesta edição, a limpeza será realizada no sábado (24), a partir das 8h30, com o término previsto para as 13h. Ainda ficou decidido que o trajeto será realizado desde a ponte Manoel Alves dos Santos (do Morrotes) até a ponte Orlando Francallaci (do Quartel) na margem direita, num total de 5km. Já na margem esquerda, a limpeza será realizada desde a ponte pênsil da Unisul até a ponte Nereu Ramos (do Centro).

Ficou definido também que cada entidade parceira ficará responsável por um trecho do percurso, sendo que as entidades são: Tubarão Saneamento, prefeitura de Tubarão, Câmara de Vereadores, AGR, Uninter, Unisul, Grupo de escoteiros, Exército, Ferrovia Tereza Cristina, IFSC, Área TB, secretaria de Proteção e Defesa Civil, Retrans, Yes Bras e Tractebel Energia.

“A expectativa é a melhor possível para este mutirão. Nós pretendemos fazer um trabalho junto aos parceiros, com o objetivo de diminuir cada vez mais o volume de resíduos nas margens do Rio Tubarão. Esse é um trabalho contínuo que ao longo dos anos é realizado, sendo importante para sensibilizar a população para uma cidade mais limpa e sustentável”, avalia o diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan.

Cada equipe é responsável por entregar os sacos de lixo e as luvas a seus integrantes. Além disso, é importante lembrar que para quem quiser participar, é recomendável o uso de sapato fechado, bonés e demais assessórios de proteção.

 

Fonte: Jean Cardoso/Decom/PMT