Chuvas persistirão até segunda-feira (12)
As chuvas que iniciaram com força nessa quinta-feira (8) devem persistir até a próxima segunda-feira (12). Até o momento em Tubarão, a única ocorrência registrada foi a de um telhado danificado no bairro Passo do Gado, que não ofereceu risco aos moradores e exigiu uma cobertura de emergência. O Rio Tubarão encontra-se meio metro acima do nível na região central da cidade. A Defesa Civil afirma que a situação está tranquila e que está monitorando e produzindo os avisos necessários.
A previsão é que até o início da próxima semana possa chover de 150 a 200 mm. Se os temporais vierem acompanhados de raios, a Defesa Civil recomenda que os moradores não saiam para a rua ou não permaneçam em locais abertos durante as tempestades. Mas, caso já estejam, o ideal é que procurem abrigo em ônibus, carros, prédios, de preferência que possuam proteção contra raios. Para os moradores que estão em casa, é recomendado que evitem usar telefones, a não ser que seja sem fio, ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas e tocar em qualquer equipamento elétrico.
Quanto já choveu?
Até às 16:45 foram registrados em: São Martinho 28,8 mm; Sertão dos Corrêas 42,4 mm; Bom Pastor 36 mm; Vila Moema 31,5 mm; Centro 28,5 mm.
Na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão a chuva está assim distribuída: Orleans 43 mm; São Ludgero 28 mm; Grão Pará 35,8 mm; São Martinho 32 mm; Sta Rosa de Lima 32,2 mm; Laguna 31,8 mm e Jaguaruna 34 mm.
Quais os níveis do rio Tubarão?
Na área urbana de Tubarão 1/2 metro, 50 cm; em Orleans elevou-se em torno de 1 metro (100 cm) e em São Ludgero também 1/2 metro, 52 cm.
Fonte: Pamela Mendes/PMT