Procon orienta os pais na hora da compra dos presentes

As caixas coloridas que carregam as bonecas e os carrinhos, chamam a atenção das crianças a todo momento. Porém, é preciso ater-se aos pequenos detalhes que podem oferecer riscos a saúde dos pequenos. Para auxiliar os pais na hora da escolha dos presentes, o Procon divulgou nesta quinta-feira (8) uma lista com os quatro principais cuidados que devem ser tomados.

– Observar a faixa etária para o qual aquele brinquedo é destinado;
Riscos de não observar esse item: O produto pode conter pequenas peças soltas que podem ser facilmente engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada, o que poderá gerar complicações a saúde ou na fase de desenvolvimento das mesmas.

– Verificar se há o selo do Inmetro;
Por quê? Pois os brinquedos com esse selo, passam por testes que atestam a segurança e a originalidade dos produtos.

– Os presentes devem ser comprados em um mercado formal, ou seja, que respeite o direito dos trabalhadores e assine a carteira de seus funcionários.
Vantagens desse item: Se comprados em lojas formais, os presentes poderão ser trocados com o auxílio de uma nota fiscal. Além disso, têm-se a garantia de que o produto é original e não se trata de pirataria.

– Observar bem as embalagens;
Por quê? Pois em todas devem constar as informações sobre o fornecedor ou importador, bem como as formas de entrar em contato com os mesmos.

O Procon realiza esclarecimentos, orientações e registro de reclamações de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Central do Cidadão, localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, 336, Centro. Dúvidas poderão ser sanadas através do telefone 3621-9800.

 

Fonte: Pamela Mendes/PMT