CAPS realiza atividade em comemoração à Dia Mundial da Saúde Mental

Neste sábado (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, e para mostrar os trabalhos que o município de Tubarão vêm desenvolvendo com os usuários dos serviços de atenção psicossocial, os CAPS realizaram uma feira de artesanato, panfletagem e interação entre todos os usuários do serviço. A atividade foi realizada no CAPS II, ao lado da praça Oswaldo Cruz, na manhã desta quinta-feira (8), das 8h às 12h.

O município conta com dois Centros de Atenção Psicossocial, um deles é especializado em álcool e drogas (CAPS AD) e o outro em transtornos mentais (CAPS II). Quem tem interesse em conhecer o trabalho e não pôde participar da feira, pode visitar os CAPS no horário de funcionamento.

Nos serviços de atenção à saúde mental o atendimento é realizado de porta aberta, ou seja, aquele que não necessita agendamento. A pessoa interessada no serviço vai até ele e é acolhida. Neste acolhimento, o profissional orientará o tratamento adequado.

O CAPS II atende em torno de 700 pessoas nos regimes: não intensivo, semi-intensivo e intensivo. O atendimento é composto por uma equipe multiprofissional.

O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua, através de serviços de psicoterapia, oficinas terapêuticas, atendimento a família e entre outros.

 

Fonte: Daniela Goulart/PMT