ONG Moradia e Cidadania comemora seus 15 anos no Brasil

Uma longa história impulsionada pela vocação social da atividade laboral. Os empregados Caixa foram os primeiros a abraçar a convocação de Herbert José de Souza, o Betinho, na luta pelo combate à fome e a miséria.

As ações se multiplicaram de tal forma que no ano de 2000 foi preciso uma estruturação nacional. A partir daí, nasceu a ONG Moradia e Cidadania. Atualmente, presente em todos os estados do Brasil, a instituição beneficia cerca de 27.790 pessoas, com investimento de R$ 1.532.299,60 por ano, originados por 11 mil associados.

No mês de Outubro a ONG comemora 15 anos de história no Brasil. Em Santa Catarina a instituição desenvolve projetos educacionais, culturais, socioambientais, de inclusão social e geração de trabalho e renda em comunidades com vulnerabilidade social e risco, estabelecendo parceria com outras organizações sem fins lucrativos.

Um dos projetos desenvolvidos pela ONG foi o Orquestra de Sons e Lata, uma oficina de sensibilização musical e de conscientização sobre a reciclagem de lixo, onde mais de 120 alunos puderam participar de oficinas de iniciação musical com aulas de instrumentos musicais e oficinas de construção de instrumentos com materiais reciclados.

Outro projeto realizado pela ONG Moradia e Cidadania foi a Oficina de Educação Biocêntrica, que tem o objetivo de desenvolver uma proposta interdisciplinar focada no desenvolvimento da inteligência afetiva e da sustentabilidade para reduzir a violência escolar, contribuir no processo de ensino e aprendizagem, prevenção do uso de substâncias psicoativas, melhoria da autoestima e no fortalecimento dos vínculos afetivos no cotidiano escolar e familiar.

A ONG conta com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Tubarão e da Fundação Municipal de Educação de Tubarão nestes dois projetos.

Acesse o site e conheça as ações deste projeto: www.moradiaecidadania.org.br

 

Fonte: Amanda Defreyn/PMT