Rua Padre Geraldo Spettmann recebe obras de reestruturação na rede de drenagem

Os grandes alagamentos ocorridos em uma das vias mais movimentadas do município se tornarão parte do passado. Isso porque, a rua Padre Geraldo Spettmann recebe obras de reestruturação na rede de drenagem. Máquinas e funcionários da secretaria de Infraestrutura atuam em, aproximadamente, 280 metros da via.

De acordo com o setor de topografia, ligado à secretaria de Urbanismo do município, um levantamento no local foi realizado no ano de 2014. Neste estudo, técnicos concluíram que a via apresenta adensamento do subleito de 5 a 80cm ao longo da extensão, deformando a pista de rolamento, danificando e rompendo a rede de drenagem existente. A constatação se dá já que a obra apresenta falhas na execução, ocasionando diversos pontos de alagamentos na via.

Para solucionar as falhas na via e minimizar os alagamentos, as equipes responsáveis estão retirando os tubos de drenagem para limpeza e desobstrução, e realocando com altura ideal para escoamento das águas da chuva. Neste trecho inicial, os tubos de drenagem serão recolocados 5cm acima do subleito. Para evitar futuras obstruções da rede, outras ações também estão sendo realizadas. “Estamos trabalhando na emenda e vedação dos tubos para impedir a entrada de qualquer elemento que obstrua a rede. Os tubos também estão sendo aterrados com saibro para evitar o contato com areia”, afirma o secretário de Infraestrutura, Nivaldo Tonelli.

Os trabalhos na rua Padre Geraldo Spettmann ainda contemplarão: instalação de 78 novas caixas coletoras, oito poços de visita e colocação de pavimento asfáltico ao longo de toda a via. Para a execução das obras, uma pista da via está interrompida.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT