Defesa Civil faz balanço das chuvas em Tubarão

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou um balanço das últimas horas em relação às chuvas que caem na região de Tubarão desde o meio da tarde desta quarta-feira (16).

Segundo o secretário Rafael Marques, a situação é considerada tranquila no município, sem ocorrências de grande impacto, à exceção do desmoronamento de uma casa no bairro Morrotes, registrado ainda quando as chuvas começaram (http://tubarao.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/328796/codMapaItem/16675).

“As ligações que recebemos durante o dia de ontem foram mais para pedidos de informações, sobre o Rio Tubarão principalmente, do que para atendimentos, mesmo com a quantidade significativa de chuvas que tivemos até o momento”, analisa o secretário.

Rafael ressaltou que os recentes trabalhos realizados no sistema de drenagem em pontos estratégicos do município, como a rua dos Ferroviários e Rui Barbosa, dentre outros, responderam de forma positiva aos quase 30 milímetros de chuva já registrados na cidade, entre a tarde desta quarta-feira e a manhã desta quinta-feira (17). Esta quantidade corresponde a aproximadamente 30% do esperado para todo o mês de setembro.

O Rio Tubarão, por sua vez, se apresenta com apenas 1 metro acima do nível do mar, margem bastante tranquila, uma vez que o ponto de segurança só é alcançado aos 5 metros. É esperado um aumento do volume das águas nas próximas horas, mas nada que preocupe a comunidade, pois a situação está bastante calma em todo o percurso coberto pela rede de monitoramento do rio.

Para as próximas horas, no entanto, a Defesa Civil alerta que permanece o risco de chuva intensa, não se descartando a possibilidade de ocorrência de granizo em pontos isolados. “Recomendamos à população que fique atenta pois ainda temos a chance, ainda que menor que ontem, de granizo em pontos da cidade, então principalmente aos proprietários de bens, como veículos, que permaneçam atentos”, ressaltou o secretário Rafael Marques.

Ainda sobre a previsão do tempo, Rafael relatou que os modelos meteorológicos indicam que nesta quinta-feira existe possibilidade de chuva mais intensa, diminuindo a partir desta sexta-feira (18), mas persistindo esta condição até o sábado, dia 19.

Importante destacar que a Defesa Civil está em plantão e monitoramento permanente e qualquer ocorrência ou emergência deve ser informada no telefone 199.

 

 

Fonte: Decom/PMT