Reunião discute cessão de uso da escola João XXIII
Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (21), na sede da 3ª Cia. do 63º Batalhão de Infantaria do Exército discutiu o uso da escola João XXIII. Participaram da reunião a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza, o prefeito Olavio Falchetti, o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão Caio Tokarski e o comandante do Exército de Tubarão, major Gilson Tomelin.
A escola João XXIII é estadual, e foi desativada pelo governo do estado no início do ano. O município demonstrou interesse em utilizar o prédio para instalação de um Centro de Educação Infantil (CEI). Durante o encontro, resgatou-se que a área originalmente era do município sendo posteriormente cedida para o Exército. No entanto, quando da instalação da corporação, a escola estadual já estava em funcionamento. Ainda na reunião foi apontado que o resgate da documentação da época é precário, tendo o exército a maior parte desta documentação, sendo que durante este período ocorreu ainda a enchente de 1974.
Os presentes entendem a necessidade do espaço ser mantido para fins educacionais. Porém, a regularização formal da situação é delicada.
Segundo o secretario regional, o estado apoia a intenção da prefeitura de instalar um CEI no local, mas que este é um trâmite entre o município e a instituição federal, a partir de agora: “Iremos entregar a chave do prédio para o Exército, afim de que este proteja o patrimônio até que as negociações com o municipio cheguem a um denominador comum”, afirmou Caio Tokarski.
O estado finalizará nos próximos dias, a análise da situação, já a Fundação Municipal de Educação oficializará o comando quanto a intenção de utilizar a área para a Educação do município.
Fonte: Decom/PMT