Primeira frente fria provocará chuva em todo o estado
Grandes mudanças de temperatura devem ser registradas nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil Estadual, ao que tudo indica, a semana será de grandes variações de tempo em Santa Catarina, em clima típico do sul do país.
Este calor intenso e as altas temperaturas começam a perder força ao longo desta terça-feira (18), podendo ocorrer a primeira frente fria a provocar chuva no estado este mês. A chuva não será intensa, no entanto será o indício de que o período de bloqueio atmosférico que manteve os dias secos e ensolarados nos últimos dias se encerrará.
Pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite devem ocorrer no oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral sul. Nas demais regiões, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, com chuva à noite. A temperatura diminui devido à cobertura de nuvens, marcando mínima de 17ºC e máxima de 26ºC.
Na madrugada e início da manhã de quarta-feira (19), o tempo permanece instável com chuva fraca em Florianópolis e no Norte de Santa Catarina. Nas demais regiões o céu mantém-se encoberto. A partir do período da tarde, o sol reaparece em todas as regiões, mas a temperatura não deve ultrapassar os 20ºC.
A quinta-feira (20) deve ser de sol em todas as localidades. No planalto sul e litoral sul haverá maior nebulosidade na madrugada e ao amanhecer. A temperatura para este dia é baixa, com mínima de 10ºC e máxima de 18ºC, com geada isolada no Meio-Oeste e Planalto Sul.
De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o sol volta a aparecer entre as nuvens durante o dia de sexta-feira (21), podendo chover no início e final do dia, entretanto a temperatura entra em elevação.
Previsões para o final de semana:
Outra frente fria está prevista para sábado (22) e domingo (23), trazendo chuva para todas as regiões. Nos dias seguintes, o tempo permanece instável e desta vez são esperados valores mais significativos de precipitação. Condições atmosféricas mais instáveis, com aumento na umidade do ar estarão presentes nas regiões catarinenses na última semana do mês. O frio não será intenso, mas as temperaturas baixas na madrugada amenizam o calor.
Fonte: Amanda Defreyn/PMT