Árvores começam a florescer em Tubarão

A primavera está quase chegando, e isso é visível, pois algumas árvores já começam a florescer em Tubarão, colorindo ainda mais a paisagem da Cidade Azul.

Dentre as àrvores, está o Ipê Amarelo, que tem como sua principal característica a altura. A árvore do Ipê Amarelo, em média, tem 30 metros de altura, além disso, possui um tronco reto ou levemente tortuoso, uma casca externa grossa de cor cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas.

O Ipê Amarelo é uma árvore tolerante a geadas, floresce em locais cuja temperatura média anual varia de 14,4°C como mínimo e 22,4°C como máximo. Prefere solos úmidos, com drenagem lenta e geralmente não muito ondulados, terras de boa a média fertilidade, em solos profundos ou rasos, nas matas e raramente cerradões.

Para quem gosta de Ipês e quer aproveitar a chegada da estação, a Fundação Municipal do Meio Ambiente disponibiliza mudas para doação. E não são apenas Ipês, mas há outras mudas de árvores frutíferas e nativas como Ingá, Gabiroba, Jabuticaba, Cedro, Figueira, Garapuvu, Paineira, Canela, Pitanga, Amorinha e Aroeira. A Funat distribuiu desde a sua fundação ao todo 7 mil mudas de árvores, sejam elas nativas ou frutíferas.

 

Fonte: Jean Cardoso/PMT