10ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada

Avaliar a situação da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com este objetivo foi realizado nesta quarta-feira (22) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a palestra “Consolidar o SUAS de vez: Rumo a 2026” ministrada pela professora e assistente social Luziele Tapajós.

A conferência ainda é o momento para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, específica e exclusivamente sobre a política de Assistência Social, de modo a avaliar do Plano Decenal 2005/2015 e propor diretrizes para a construção do Plano Decenal do SUAS 2016/2026. “É um momento de avaliar, identificar novas metas e novos desafios. É hora de analisar o Sistema único de Assistência Social (SUAS), o alcance do plano e planejar coletivamente o futuro”, destaca a palestrante Luziele.

O evento ocorre durante todo o dia e no período vespertino serão realizados discussões e debates para elaborar posteriormente o relatório final e outros documentos decorrentes da Conferência Municipal de Assistência Social para ser encaminhado à Comissão de Relatoria da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social. “A Conferência de Assistência Social é um dos instrumentos mais importantes para repensar, conferir a Política e o Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social”, reforça a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal Bó Falchetti. O prefeito Olavio Falchetti também participou do evento.

A conferência municipal ainda contará com a eleição de oito delegados para 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, sendo quatro representantes governamentais e quatro representantes não governamentais, de forma paritária, a cada eleito com seus respectivos suplentes. “Uma conferência é um evento muito importante, é um espaço privilegiado para exercício da cidadania”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Meri Tanchella.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT