Ponte Anita Garibaldi é inaugurada
Com 2.800 metros de extensão e homenageando a heroína de dois mundos, a ponte Anita Garibaldi foi inaugurada nesta quarta-feira (15). A obra, tão aguardada, deve facilitar o acesso às praias da região.
A construção da ponte Anita Garibaldi teve início em 2012 e levou pouco mais de três anos para ser concluída. A liberação do trânsito está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (16).
Um dos destaques da ponte é o estilo arquitetônico e de construção empregados: em curva e estaiada. Ao todo, são 2.830 metros de extensão, sendo 400 metros de vão estaiado, com dois mastros de sustentação de 63 metros de altura. Também chama a atenção a iluminação utilizada na obra: com leds, é possível mudar a cor e estilizar a ponte, especialmente em campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que fazem alusão à saúde da mulher e do homem, respectivamente.
A inauguração da ponte contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues, os prefeitos de Laguna Everaldo dos Santos, e de Tubarão Olavio Falchetti, o governador Raimundo Colombo e a presidenta Dilma Rousseff.
Colombo agradeceu os investimentos feitos pelo governo federal na região Sul de Santa Catarina, como a duplicação da BR-101, recursos para a construção do Aeroporto Regional Sul (obra que também conta com verbas do governo do estado) e para a dragagem do porto de Imbituba o que possibilitaram uma nova infraestrutura. “Não podemos mais dizer que o Sul está ilhado, agora há ligações pelo ar, pelo mar e pela terra. Estamos preparados para o desenvolvimento”, afirma o governador.
A presidenta Dilma fez referências à história de Anita Garibaldi. “Ela é exemplo da mulher brasileira, que é guerreira, corajosa e não se atemoriza e que enfrentou guerras, dificuldades e a superou”, afirma Dilma. A presidenta lembrou as obras do governo federal que estão em execução e que a intenção dar condições para o desenvolvimento da infraestrutura de Santa Catarina.
Dilma também fez uma observação em relação ao significado de uma ponte. “Uma ponte é algo que devemos nos inspirar. A ponte é um símbolo muito forte, ela une, fortalece, junta energia e permite que você supere obstáculos. O que queremos no Brasil, é que entre nós se construam pontes, porque juntos nós conseguimos superar obstáculos. Temos no Brasil uma mania de não perceber a nossa própria força. Podem ter certeza que o Brasil voltará a crescer e a construir pontes como essa”, ressaltou Dilma.
Além dos discursos das autoridades, a solenidade contou ainda com o descerramento da placa da ponte.
Túnel: Inicialmente estava prevista uma visita técnica da presidenta Dilma Rousseff ao túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, no entanto, devido às condições climáticas e alterações na agenda, o encontro foi cancelado.
Fonte: Amanda Menger/PMT