SAMU realiza mais de 200 atendimentos neste mês

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tubarão realizou 232 atendimentos no mês de junho e nesta primeira semana de julho já foram mais de 50 atendimentos.

Quando o SAMU é acionado através do número 192, a ligação é atendida na Central de Regulação, que fica lotada no município de Criciúma. Através dessa ligação é realizada uma rápida triagem e o caso é encaminhado para o SAMU básico ou avançado. O básico é coordenado e mantido pelo município, já o avançado é através do governo do estado.

O município disponibiliza dois veículos para o atendimento: a ambulância, usada em casos mais simples e o veículo de intervenção rápida, que é 4×4 usado principalmente para chegar em locais de difícil acesso.

Muitas pessoas têm dúvida de quando podem ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: dores no peito de aparecimento súbito, situações de intoxicações, queimaduras graves, trabalho de parto com risco de morte, problemas respiratórios graves, crises convulsivas, acidentes graves, crises psiquiátricas, perda de consciência e sangramentos/hemorragias. Em casos de dúvida é importante entrar em contato com a Central de Regulação, através do telefone 192.

Confira a lista de atendimentos realizados, por especialidade:

Pacientes clínicos adultos: 123
Pacientes clínicos pediátricos: 3
Pacientes traumáticos: 53
Paciente gineco/obstétrico: 2
Pacientes psiquiátricos 20
Infarto Agudo do Miocárdio: 4
Insuficiência Cardíaca Congestiva/EAP: 3
Hipertensão Arterial Sistêmica: 4
Acidente Vascular Cerebral: 1

Óbitos no mês: Antes do Atendimento (na chegada o paciente já estava morto): 2

Especificação:
Recusou atendimento: 6
Paciente removido por leigos: 2
Paciente já evadido do local: 1
Paciente removido pelo COBOM/PM/SMTT: 3

Trotes:
Abortados pela regulação: 5

Total geral: 232 atendimentos

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT