Confira a previsão do tempo para este fim de semana
Este ano, o inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho. Mas, a estação mais fria do ano já começa a dar os seus sinais na Cidade Azul com as chuvas que iniciaram nesta quinta-feira (11). De acordo com a meteorologia, o inverno 2015 será mais chuvoso que a média dos anos anteriores, graças à formação do fenômeno climático El Niño.
As chuvas que iniciaram nesta quinta-feira devem persistir até o início da próxima semana em todo o estado. A temperatura também deve baixar consideravelmente, com mínimas próximas a 10°C. Confira a previsão do tempo da Defesa Civil Estadual:
Durante esta quinta-feira (11), o tempo segue instável com chuva do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia, estendendo-se ao Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante a tarde e atingindo o Litoral Norte no decorrer da noite. Haverá risco de descargas elétricas (raios) e temporal isolado com rajadas de vento. Também existe a previsão de pontuais mais elevados de chuva de 50 a 80 mm, especialmente no eixo Centro Sul de SC.
Na sexta-feira (11), a chuva deve diminuir na metade Sul do estado, com o avanço da frente fria para Norte. No Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva persiste moderada à forte. No Vale do Itajaí, haverá variação de nuvens e chuva mais fraca. A chuva deverá persistir no Norte de Santa Catarina. O volume previsto é de 50 a 70 mm no Planalto Norte e parte do Litoral Norte do estado. Nas demais regiões o volume deve alcançar de 10 a 20 mm.
No fim de semana o tempo segue instável. No sábado (13), haverá desenvolvimento de novos sistemas convectivos associados à formação de um ciclone extratropical. A chuva deve abranger todas as regiões de Santa Catarina. O acumulado será de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 50 a 70 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte de Santa Catarina. Ainda no domingo (14) o tempo segue instável no estado com chuva de intensidade moderada e forte, principalmente no decorrer da manhã e parte da tarde. O acumulado de chuva será de 30 e 40 mm em média e pontuais que podem superar 100 mm no estado.
Na segunda-feira (15), o dia inicia ainda com chuva, que vai diminuindo no decorrer da manhã devido ao afastamento da frente fria. A temperatura sofre forte queda com a entrada de uma intensa massa de ar frio.
De acordo com a secretaria de Proteção e Defesa Civil municipal, mesmo que a previsão se concretize, o nível do Rio Tubarão está baixo e não representa riscos. Entretanto, se houver os valores máximos de chuvas estipulados, poderão ocorrer pontos de alagamentos.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT