Feira Ambiental é destaque na programação da Semana do Meio Ambiente

A sustentabilidade foi um dos temas apresentados na feira ambiental. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada nesta terça-feira (2), na praça Walter Zumblick, em frente ao Centro Municipal de Cultura – voltada a toda a comunidade Tubaronense.

Várias instituições estiveram presentes no local e apresentaram suas atividades relacionadas à sustentabilidade, através das oficinas. Dentre as instituições estiveram presentes: CIEE, Tractebel Energia, Afubra, e a Escola de Educação Municipal Dite Freitas (Escola Jovem).

Além destas instituições, a 3ª Cia do 63º Batalhão do Exército também fez parte da Feira Ambiental. No estande, os visitantes conheceram um projeto de um painel solar utilizado no Quartel. O painel é feito de material reciclável como canos de PVC, garrafas pets e caixas de leite.

“O painel é utilizado para fazer o aquecimento da água nos chuveiros do Exército. O alojamento abriga cerca de 150 pessoas, e por isso o custo-benefício é muito grande, até porque, o painel solar substitui a energia elétrica”, explica o Sargento Vitor.
Outro destaque da feira ambiental foi a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas à comunidade.

Compostagem – Ainda na manhã desta terça-feira (2), foi realizada na horta do Quartel, uma oficina de compostagem que contou com a presença de 30 pessoas no local. A oficina mostra os métodos de uso dos resíduos orgânicos transformados em adubo. Os produtos da horta são utilizados no Exército e o excedente é doado para entidades da região.

Programação: A Unisul sedia nesta terça-feira (2), a mostra de trabalhos acadêmicos , das 19h30 às 22h, no auditório do Bloco Pedagógico, com a coordenação da professora Fátima Marcomin. Nesta quarta-feira (3), estudantes da Escola de Educação Básica Henrique Fontes participarão da palestra “Tubarão, rumo ao Lixo Zero – ‘E Eu com isso?’”, que tratará da questão dos resíduos em nossa cidade. A palestra será ministrada por Lucia Helena Mello de Freitas, em dois horários: 9h e 11h. Á tarde, também no Henrique Fontes será realizada uma oficina, aberta ao público para ensinar como construir coletores ecológicos feitos de garrafas pets. Já à noite, das 19h30 às 22h, no auditório do Bloco Pedagógico, ocorre apresentação de trabalhos com a orientação da professora Maricelma Simiano Jung.

 

Fonte: Jean Cardoso/Decom/PMT