Beira-rio vira espaço de diversão

Uma tarde de sol entre amigos e família. Um momento para brincar de futebol, de hockey de asfalto, pular na cama elástica, andar de patins ou de bike, fazer uma caminhada, tomar um chimarrão, ouvir música e apreciar o folclore catarinense. E tudo isso à beira do Rio Tubarão. Foi desta forma que muitos tubaronenses passaram a tarde deste sábado (30).

As atividades de cultura e de esporte foram promovidas pela prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte. O evento chamado de “Lazer, Arte e Movimento” foi realizado da rua Marechal Deodoro, uma das beira-rios. O trecho entre a ponte Nereu Ramos e o Beco do Simão foi fechado ao trânsito de veículos, tornando-se um espaço de diversas atividades para crianças e adultos.

Noris Camargo é moradora do Centro e se divertiu com o filho Ricardo, de 14 anos, brincando com o hockey de asfalto. “Vi na TV que ia ter o evento, aí fui procurar mais informações no site da prefeitura e resolvi vir com o meu menino. Quem mora no Centro às vezes não tem muitas opções de locais para levar as crianças e os adolescentes para se divertir e esta iniciativa foi muito boa. Espero que tenha mais vezes para podermos aproveitar esta área da cidade que é tão bonita”, afirma.

Além do esporte, quem passou pelo “Arte, Lazer e Movimento” pode aprender um pouco sobre o que é o grafite e até praticar. O instrutor Kadu deu as orientações e o público grafitou três telas. Uma delas é de um indígena com uma cidade ao fundo, fazendo uma referência as origens históricas de Tubarão. A outra tela é de uma flor, exatamente a que foi escolhida para simbolizar o Dia de Luta contra a Exploração Sexual Infantil. Já a terceira tela foi abstrata. As aulas de grafite são oferecidas dentro do Programa Municipal de Formação Cultural – Oficinas Artísticas e também aos alunos do Programa Adolescente Responsável (PAR).

A jovem Lívia, moradora do Humaitá de Cima está no PAR há um ano e há dois meses faz aulas de grafite. “O interesse pelo grafite surgiu do desenho e das cores. Gostei bastante da forma como os desenhos são feitos e de como são coloridos. As aulas são ótimas, porque o grafite é um meio de expressão. O desenho não significa só o que ele representa, mas há outras coisas ali, há sentimentos e emoções”, explica Lívia.

O instrutor Kadu é natural de Guarulhos e trabalha com grafite há 14 anos, sendo que há cinco desenvolve atividades em oficinas. “O que nós procuramos mostrar nas oficinas é que não precisa ser certinho, perfeito para ser bonito, para passar uma mensagem, para ser uma forma de expressão”, afirma Kadu.

O “Lazer, Arte e Movimento” teve ainda apresentações musicais de Sentapua, Tríade Sonora e a dupla Márcio Espíndola e Gilmar Antunes e o folclore do Boi de Mamão com o grupo do KM 60. A intenção da prefeitura é realizar o evento uma vez por mês. “A próxima edição será no último sábado de junho. Queremos dar mais opções de atividades de lazer, com cultura e esporte para os moradores e valorizar a beira-rio”, adianta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte José Acco Júnior.

Aniversário – Ainda na programação de aniversário de 145 anos de Tubarão, neste domingo (31) tem os shows de Galinha Pintadinha e Peppa Pig, a partir das 15h, na praça da igreja São José Operário, em Oficinas e a partir das 18h shows com bandas locais e às 21h Papas da Língua, em frente à antiga rodoviária.

 

Fonte; Amanda Menger/Decom/PMT