Enrocamento é realizado na margem esquerda do Rio Tubarão

Após um desmoronamento ocorrido em uma área de encosta na margem esquerda do Rio Tubarão que levou junto parte da barranca para as águas, a secretaria de Infraestrutura realiza, nesta segunda-feira (18), a colocação de pedras em pontos dos barrancos, chamada de enrocamento. O objetivo é garantir a estabilidade das margens.

As obras de enrocamento, executadas no bairro São João Margem Esquerda, foram realizadas na construção de uma barragem impermeável servindo como proteção contra a erosão. Os materiais utilizados são provenientes da abertura do túnel do Morro do Formigão e foram doados pela empresa responsável pela execução da obra.

A segunda etapa do enrocamento consiste na elevação com argila e reconstrução da saída da rede de drenagem fluvial, na rua Dário Farinelli de Medeiros, deteriorada devido ao desmoronamento de parte da encosta na margem.

O desmoronamento das margens do Rio Tubarão acarreta diversos problemas como a elevação do rio, danificação das ciclovias, perigo para embarcações, além de serem extremamente prejudiciais aos pilares das pontes localizadas no Rio Tubarão.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT