Assistência Social realiza mobilização em apoio ao Suas

Celebra-se nesta sexta-feira (15), o Dia do Assistente Social, um profissional que trabalha em defesa dos direitos humanos e da cidadania. Como forma de exaltar a importância da classe, assistentes sociais do município aderiram à paralisação nacional para ato político em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizado em frente a sede da Fundação de Assistência Social. 

A ação consistiu em coletar assinaturas em adesão a carta de compromisso em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A carta foi divulgada durante a realização do 17° Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), ocorrido no final do mês de abril.

A coleta de assinaturas no município está sendo realizada desde quarta-feira (13), ocorrendo nesta sexta-feira (15) a paralisação nacional para ato político em defesa do sistema. Ao todo, já foram coletadas mais de 600 assinaturas de usuários, agentes políticos, representantes da sociedade civil e população em geral. “Pretendemos alcançar cerca de 1000 assinaturas para que esse documento seja encaminhado ao Congemas, representando o apoio do município em relação ao Suas”, ressalta a vice-presidente e assistente social da Fundação de Desenvolvimento Social Maria Salete Cavaler.

O ato público em defesa do Suas tem como objetivos dar a população clareza sobre a importância do sistema para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social; chamar a atenção para a importância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS); entre outras ações que compõe as diretrizes das ações realizadas pelos serviços de Assistência Social.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, o sistema articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT