Simpósio trata sobre questões da Igualdade Racial na sala de aula

Com o objetivo de tratar as questões de igualdade racial dentro da sala de aula, foi realizado na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social nesta quinta-feira (14), o 2º Simpósio Municipal de Educação para a Promoção da Igualdade Racial, promovido pela Coordenadoria de Política de Promoção da Igualdade Racial de Tubarão (Coppirt).

No evento, estiveram diversas autoridades como o prefeito de Tubarão Olavio Falchetti, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti, e os professores mestres Paulo Henrique Lúcio e Maurício da Silva, que foram os debatedores do Simpósio, além de diversos professores puderam prestigiar o evento. O Simpósio ainda contou com a palestra do professor mestre Marcos Canetta, doutorando em Quaternário, Matérias e Culturas, pela UTAD de Portugal.

“O Simpósio só tem a fortalecer estas questões e trabalhar a história do negro na sala de aula. Porque a criança negra, se vê inferiorizada em todos os sentidos, ela não se identifica dentro da sala de aula. Então algumas brincadeiras e alguns apelidos pejorativos, acabam silenciando a criança e faz com que a mesma tenha uma baixa autoestima. Logo é preciso conscientizar as pessoas que isso acontece, e não podemos deixar que a escola silencie quanto a este assunto tão importante para a sociedade”, afirma a coordenadora de Política de Promoção da Igualdade Racial de Tubarão (Coppirt), Aleida Cardoso.

O 2º Simpósio Municipal de Educação para a Promoção da Igualdade Racial contou com o apoio do Movimento Cultural de Conscientização Negra tubaronense (Mocnetu), Fórum Permanente de Educação Étnico-racial de Tubarão e prefeitura, por meio das fundações municipais de Educação e de Desenvolvimento Social.

 

Fonte: Jean Cardoso /Decom/ PMT