Quarta edição do Arte e Conversa debate Cinema e Educação

Educadores, gestores, alunos de comunicação, vereadores e o prefeito municipal, Olavio Falchetti, debateram, na última quinta-feira (30), a importância do cinema para a formação educacional. 

O tema Cinema e Educação foi o ponto de partida da quarta edição do projeto “Arte e Conversa”, cuja proposta é, a partir de um tema inicial, suscitar discussões que possam trazer conhecimento e contribuir para a formação de senso crítico.

A primeira edição de 2015 foi realizada no restaurante do Sesc, de Tubarão, transformado em uma verdadeira sala de cinema. Um carrinho de pipoca ajudou a transportar os participantes para o fascinante mundo da sétima arte.

Os debates foram conduzidos pelo jornalista, professor de comunicação (Unisul) e idealizador do projeto Cine Clube, Ronaldo Amorim Sant`Anna e pela professora do curso de Cinema (Unisul) e pesquisadora do tema, Ramayana Lira. “O cinema é uma forma de cultura que permite a experiência da partilha, da troca, e do conhecimento e isso também é educação”, analisa Ramayana.

Para a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza, o cinema é instigante, pois as histórias dos filmes nos remetem ao sonho, ao imaginário e à reflexão. “Usamos a magia do cinema para construir conhecimentos significativos”, atesta.

Além do bate papo cultural, o evento contou ainda com a exibição do curta-metragem catarinense “Qual queijo você quer?”, apresentação do músico Deisson Freitas e foi encerrado com um delicioso café.

O quarto “Arte e Conversa” é uma realização da Fundação Municipal de Educação e Museu Ferroviário, com apoio do Sesc e Unisul.

Fonte: Adriana Oliveira/PMT