Parajasc inicia neste sábado (25)
A partir deste sábado (25), às 19 horas, com o cerimonial de abertura, São Miguel do Oeste começa a vivenciar uma das competições esportivas mais significativas do Estado: a 11ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), uma competição exclusiva para atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI). As disputas pelos troféus começam neste domingo (26).
Até o dia 30 serão 1.700 participantes de 60 municípios buscando superar seus limites para conquistar o troféu de campeão do atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e bocha paralímpica. No total 3.500 pessoas estão envolvidas diretamente com a competição
O primeiro ato do sonho de ser campeão dos participantes começa com o cerimonial de abertura programado para as 19 horas na Praça Walmir Bottaro Daniel, no Centro de São Miguel do Oeste. “Não tenho dúvidas que faremos uma grande competição, pois toda a cidade está empenhada em realizar um grande evento”, prevê Adriano Ribeiro, gerente de participação da Fesporte e coordenador geral dos Parajasc. Os Jogos são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Oeste.
Nesta sexta-feira (24) integrantes da Fesporte e da prefeitura de São Miguel do Oeste passaram o dia fazendo os últimos ajustes para a competição: reuniões administrativas e organizações dos locais de competições, além de ensaio para o cerimonial de abertura.
Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, o nível técnico de algumas modalidades deverá ser alto dentro dos Parajasc. “Temos atletas de ponta, integrantes da Seleção Brasileira, por isso acreditamos em um evento de boa qualidade”, enfatiza o dirigente. As palavras do presidente são endossadas por Luciano Nilzo, diretor de esporte da Fesporte: “Além de bons atletas temos pessoas experientes na organização do evento. Por isso teremos um grande Parajasc”, finaliza.
Tubarão: A equipe, formada por cerca de 20 atletas do município de Tubarão, disputará as modalidades de bocha, natação e atletismo nas categorias de Deficiência Intelectual (DI) e Deficiência Física (DV). A delegação também é composta por representantes da Apae e Fundação de Cultura e Esporte, que acompanharão os atletas durante a competição.
Fonte: Fesporte/Divulgação/PMT