Tubarão participa de Conferência Internacional

Exemplos bem-sucedidos que podem servir como referências de metas para o planejamento e a gestão das administrações municipais. Com este objetivo ocorreu nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8) em Brasília, a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras.

O município de Tubarão contou com a representação do diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan, a coordenadora de Meio Ambiente Renata Porto, juntamente com o vice-prefeito Akilson Machado e o chefe de gabinete Carlos Fernando Bairros Ferreira.

O Programa Cidade Sustentável oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos.

O evento ocorreu por meio do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. A I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras contou com a participação de prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países. Estes convidados apresentaram experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre as quais saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos e governança.

As boas práticas, que podem servir como referências para o planejamento e a gestão das administrações municipais, integram o Banco de Boas Práticas do Programa Cidades Sustentáveis.

Por meio destas ações, o município de Tubarão é signatário do programa Cidades Sustentáveis, estando inserido no grupo que desenvolve a política Lixo Zero e o licenciamento ambiental. “Acompanhamos a apresentação das cidades premiadas no ano de 2014 com o Prêmio Cidades Sustentáveis. Tubarão está neste caminho, em busca de uma premiação de 2016”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.

Os representantes ainda participaram da discussão sobre os desafios na relação da sociedade civil e governos. “A participação dos cidadãos e de suas organizações nos processos participativos é fundamental aos gestores. Especialmente para o crescimento ordenado das cidades”, afirma Guilherme.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT