Meninas começam a ser imunizadas

Mais de 30 meninas receberam a dose contra o HPV nesta quarta-feira (11), em uma escola no Centro de Tubarão. Neste ano, a campanha é destinada às meninas de 9 a 13 anos. Fora dessa faixa etária, a dose só será disponibilizada para as mulheres soropositivas entre 14 e 26 anos.

Esta primeira dose está sendo disponibilizada nas unidades escolares, e os pais ou responsáveis que não são a favor da administração da dose devem assinar o termo de recusa, que será entregue dias antes da ida dos profissionais de saúde nas unidades escolares. “Depois de administrada a primeira vacina, a adolescente deverá retornar após seis meses na unidade de saúde, para a aplicação da segunda dose. Um outro reforço é necessário cinco anos depois da primeira aplicação”, destacou a coordenadora de imunização do município, Juliana Nunes Cardoso.

A população feminina soropositiva, com idade entre 14 e 26 anos, devem receber a dose também. Para isso é necessário uma declaração de um médico ou enfermeiro de serviços que atendam pacientes HIV/AIDS (Em Tubarão o serviço especializado é oferecido no CAES), prescrição médica ou receituário de uso de antirretroviral. Este documento deverá ser apresentado no ato da vacinação. O esquema vacinal para mulheres soropositivas é diferente, depois da primeira dose é necessário um reforço em dois meses, e a terceira dose 6 meses depois da primeira.

De todas as unidades escolares do município, com adolescentes da faixa etária da campanha, apenas uma não será visitada, o Colégio São José, em decisão da direção da instituição. Portanto, os pais de alunas deste colégio que tiverem interesse em imunizar suas filhas podem procurar uma sala de vacina.

Confira a lista das unidades de saúde com sala de vacina ativa:
Bom Pastor
Oficinas I
São Martinho I
Vila Esperança
Revoredo
São Luiz
Congonhas
São Cristóvão
Sertão dos Corrêas
Mato Alto
KM 60
Morrotes
Campestre
Sais
Policlínicas: Beck e Central.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT