Grupos de combate ao tabagismo atuam em UBS

Deixar de fumar não é tarefa fácil. Exatamente por isso, o município promove o Grupo de Combate ao Tabagismo como forma de auxiliar aqueles que querem superar o vício. Em 2014, quatro unidades básicas de saúde ofereceram o serviço: Campestre, Oficinas I, Caic e Revoredo. No decorrer do ano o assunto foi tema de Mesa Redonda no município, com importantes discussões.

O Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer visa a prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.

As ações do Programa são desenvolvidas em parceria pelas três instâncias governamentais: federal, estadual e municipal, abrangendo as áreas da educação, legislação e economia.

Na caminhada do NASF o programa esteve presente na praça Sete de Setembro com orientações incentivando a prevenção de problemas e promoção de métodos saudáveis, e no Dia Mundial sem Tabaco muitos tubaronenses puderam comemorar sem usar tabaco.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT