Qualificação profissional está mais acessível

Tubarão teve mais trabalhadores empregados do que desempregados em 2014. Uma das grandes contribuições para este dado é a busca pela profissionalização da mão de obra. E esta qualificação dos profissionais está mais acessível na Cidade Azul. É por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) que diversos tubaronenses se formaram em Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Depilador, Manicure, Cuidador de Idosos, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Costura Industrial e Reciclador.

O programa é gerido pela prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. Os cursos são realizados por instituições de reconhecida qualidade técnica como IFSC, Senai e Senac. Ao proporcionar qualificação profissional, o Pronatec aumenta as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Um dos principais parceiros do Pronatec em Tubarão é o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Por meio da instituição, mais edições do programa Mulheres Mil, de formação e qualificação profissional foram oferecidos em parceria com a prefeitura. Alunas do curso de Zeladoria e Pequenos Reparos, através do programa municipal, também foram incentivadas a prática da literatura e lançaram, em parceria com a prefeitura de Tubarão, o livro “O Mapa da Vida”.

Mulheres – Além da qualificação profissional com o Mulheres Mil, diversas grupos de mulheres participaram de ações desenvolvidas pela Fundação de Desenvolvimento Social. Com linha e agulha, mulheres se dedicaram ao artesanato e transformam simples peças, em obras de arte. Para realizar uma troca de experiências, o programa Mulheres em Ação realizou três encontros durante o ano intitulado “Arte com Guloseimas”. Comunidades como Morrotes, Vila Esperança, Vila Pe. Itamar, Humaitá, São João, São Martinho, São Raimundo, São Bernardo, Rio do Pouso, São Judas, KM 60, Guarda e Caruru estiveram ativas em todos os programas desenvolvidos.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT