Plano de Contingência será oficializado

Saber como lidar em casos de eventos extremos como alagamentos, inundações e deslizamentos é um dos principais objetivos do Plano de Contingência. O plano será apresentado nesta terça-feira (23), às 14h30, na secretaria de Proteção e Defesa Civil.

O Plano de Contingência para Alagamentos, Inundações e Deslizamentos foi elaborado com a colaboração de um grupo de entes que trabalham diretamente na resposta à população em uma ocorrência de um evento extremo, tais como Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais.

“O principal objetivo é orientar as ações de preparação e resposta às emergências e desastres relacionados aos Movimentos de Massa, Inundações, Alagamentos, Queda de Blocos e Enxurrada no município. O plano estabelece, assim, os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos nas respostas às emergências e desastres, relacionados com os cenários de risco abaixo citados”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

Outro objetivo do plano é recomendar e padronizar, a partir da adesão dos órgãos signatários e que fazem parte , os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, procurando reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

Para desenvolver o plano foram realizadas análises das avaliações e mapeamentos, com os cenários de risco de desastre, identificados como prováveis e relevantes, efetuados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As tipologias de risco e descrições efetivadas para cada setor foram retiradas do documento “Reconhecimento de Áreas de Risco a Movimentos de Massas e Enchentes – Tubarão, SC, realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)”, abril de 2013. Este estudo foi realizado levando-se em consideração as ocorrências do evento de maio de 2010, onde a inundação e alagamentos foram registrados e acarretaram na decretação de Situação de Emergência. “Já em relação à determinação do Movimento de Massa decorreu de observações sistemáticas de campo, vinculadas às condições atuais dos ambientes vulneráveis, sem considerar a ocorrência de um evento específico”, relata Rafael.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT