Mutirão recolhe 700 quilos de recicláveis

Setecentos quilos de resíduos recicláveis e mais um caminhão Mercedes lotado de móveis. Este foi o resultado do mutirão realizado pela prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Retrans e voluntários neste sábado (20), na comunidade Floresta, a Área Verde.

A iniciativa de realizar o mutirão para recolher materiais recicláveis e outros bens inservíveis surgiu de uma demanda levantada em uma reunião de delegados do Orçamento Participativo (OP) durante a Semana do Lixo Zero – Tubarão, em novembro. A ação teve a participação também da estudante de Arquitetura Larissa Nunes, que realiza um trabalho social junto à comunidade.

“O resultado foi muito positivo. Recolhemos 700 quilos de resíduos recicláveis, como papel, alumínio, vidro, plástico e também vários móveis como camas, guarda-roupas, sofás e ainda telhas”, relata o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan.

O material reciclável foi encaminhado à Louber, empresa que recebe este tipo de resíduo. Já os móveis e telhas foram levados ao Galpão Solidário, mantido pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, para que possam ser recuperados e destinados às famílias que precisem destes objetos.

Segundo o diretor-presidente da Funat, a comunidade recebeu bem a iniciativa. “Várias pessoas vieram agradecer porque não sabiam que destino dar a estes materiais. Estamos planejando outras ações de limpeza para realizar em breve na Área Verde. Gostaria de aproveitar e parabenizar os voluntários do Desafio Jovem, ao Beto, delegado do OP e também às agentes comunitárias de saúde que levaram de casa em casa os folderes falando da ação que realizaríamos, aos servidores da Funat e da Retrans pelo sucesso da ação”, afirma Guilherme.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT