Acidente ambiental: Resíduos chegam a captação de água em Tubarão

Após vazamento de “finos de carvão” na nascente do Rio Tubarão em Lauro Muller, a água contaminada chegou na captação de água da concessionária Tubarão Saneamento na tarde desta sexta-feira (28). Os testes com a água coletada, foram realizados desde a madrugada desta sexta-feira (28). Com a prévia das análises, a equipe técnica da concessionária identificou que existe a possibilidade de tratamento da água contaminada. O resultado da amostra de água coletada na captação ainda está em análise e a concentração dos poluentes pode variar levando em conta fatores das características físicas, químicas e bacteriológicas da água contaminada, bem como: influência de maré e variações climáticas.

Mesmo com o acidente ambiental, a Tubarão Saneamento orienta que a água levada à residência dos tubaronenses é potável e de qualidade, podendo ser consumida sem quaisquer preocupações. Antes de ser distribuída, a água captada passa por um sistema rigoroso de tratamento, sendo enviada aos usuários somente água potável. O monitoramento da qualidade da água é realizado diariamente e atende a Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde.

Como ainda há possibilidade de suspensão temporária no fornecimento de água tratada, a Tubarão Saneamento solicita à população que continue utilizando a água de forma consciente, evitando desperdícios, até que a situação seja normalizada. Medidas paliativas, como fornecimento de água às clínicas de hemodiálises e hospitais, estão disponíveis pela Concessionária, caso necessário. A população pode entrar em contato pelos telefones 0800 648 9596 ou (48) 3052-7400.

Entenda o caso: Um vazamento de grande quantidade de uma substância chamada “finos de carvão” contaminou o Rio Tubarão, na madrugada desta quarta-feira (26), devido ao rompimento de uma barragem de sedimentação da mineradora de carvão Carbonífera Catarinense, em Lauro Müller. A direção da empresa alega que o acidente ocorreu em razão de possíveis problemas mecânicos em duas bombas que ficavam em uma bacia com água limpa. A mineradora investiga o que pode ter provocado a falha nas bombas e já informou os órgãos oficiais de fiscalização e proteção ambiental sobre o ocorrido. O local contaminado fica próximo a nascente do rio, uma das bacias mais importantes da região, e que engloba 18 municípios, incluindo Tubarão.

Orientações para economizar água:

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize três litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez.

4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 – Vazamentos: Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça aproximadamente três caixas d’água de mil litros.

6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

9 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT