Vírus da Aids atinge 600 mil pessoas no Brasil
Dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. O município de Tubarão vai lembrar a data com a implantação dos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e entrega de materiais educativos durante todo o mês de dezembro.
A realização dos Testes Rápidos nas unidades de deve iniciar em 2015, facilitando o acesso dos usuários no diagnóstico precoce. Nesse teste, a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente pode ocorrer em até 30 minutos.
O Centro de Atendimento Especializado em Saúde de Tubarão (CAES) é responsável pelo atendimento na região da Amurel, e realiza mais de 900 atendimentos por mês. De acordo com o serviço, a taxa de incidência dos casos varia entre homens e mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos, e estima-se que mais de 630 mil pessoas, dentro dessa faixa etária, vivem com Aids no Brasil. Dessas, em torno de 255 mil não sabem da condição sorológica.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é o causador da Aids. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, causada pelo HIV. “O portador do vírus HIV não obrigatoriamente é portador da doença Aids. Existem muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mesmo assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas”, explicou a psicóloga do CAES Débora Vandressen.
O CAES atende de segunda a sexta-feira na Rua Theodoto Tonon, 353. A equipe é formada por cinco médicos especialistas, psicólogo, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, serviços gerais e motorista.
Palestra no HNSC às 10h e às 14h, para os profissionais.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT