Galpão Solidário volta a receber doações

Com o objetivo geral de redistribuir mobiliário, utensílios domésticos, materiais de construção e donativos úteis, o município de Tubarão conta novamente com o programa Galpão Solidário. O local que estava desativado desde de 2008 voltou a desenvolver ações sociais e receber doações por meio da Fundação de Desenvolvimento Social em parceria com a Fundação de Meio Ambiente (Funat).

O Programa Galpão Solidário foi formulado pela Lei Municipal nº 2.044/97, de 31 de março de 1997, que autoriza o poder executivo a receber por doação, bens móveis e doá-los a pessoas vulneráveis de Tubarão, que deverão receber os donativos.

Além de atender a população tubaronense que buscam auxílio na Fundação de Desenvolvimento Social em situação de vulnerabilidade, o projeto também atenderá a dimensão socioambiental para o desenvolvimento sustentável do município, com a coleta organizada dos utensílios e móveis que são jogados ou abandonados em regiões de risco ou preservação ambiental.

O desenvolvimento do Galpão Solidário terá uma metodologia com processos operacionais de acordo com cada ação proposta por meio de um processo participativo das entidades envolvidas. Uma reunião, entre as fundações de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, será realizada para estabelecer as ações a serem desenvolvidas com a reativação do projeto.

Doações podem ser realizadas diretamente no Galpão Solidário que fica localizado na rua Cândido Darela, no bairro São João – ME. Em caso de dúvidas pode-se entrar em contato pelos telefones 3906-1035, 3906-1036 ou 3906-1037 da Fundação de Desenvolvimento Social e 3626-8727 da Fundação de Meio Ambiente.

Durante a Semana do Lixo Zero – Tubarão (saiba mais no link), será discutido este e outros projetos para refletir sobre a geração de resíduos e o aproveitamento dos mesmos. Palestras e ações socioambientais também serão desenvolvidas. Nesta segunda-feira (3), foi realizada palestra Logística Reversa de embalagens de Agrotóxicos com o técnico agrícola Dion Elias Ramos de Oliveira (Arasul) e reunião do Condema para apresentação do andamento do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos de Tubarão.

Ainda nesta segunda-feira (3) será realizada sessão da Câmara municipal com o tema Tubarão Rumo ao Lixo Zero – 2030, na Câmara de Vereadores, às 19 horas. Nesta terça-feira (4) também será realizada palestra com tema “Atualidades e Perspectivas na Reciclagem de Resíduos Sólidos Orgânicos no Brasil” com Marco Aurélio Salvaro de Souza, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), às 14h30.

A programação completa da Semana Lixo Zero – Tubarão pode ser conferida abaixo:

De 1º a 9 de novembro
– Coleta de medicamentos vencidos e/ou fora de uso
Local: DrogaRaia
Horário: de segunda a sábado, das 7h às 23h e no domingo das 8h às 22h.

Segunda-feira: 3 de novembro
– Palestra Logística Reversa de embalagens de Agrotóxicos com o técnico agrícola Dion elias Ramos de Oliveira (Arasul). Parceria com a AREA-TB
Local: Escola d eEnsino Médio Dite Freitas – Escola Jovem
Horários: 8h30, 9h30, 10h10 e 11h10, 14h, 15h, 16h e 17h

– Reunião do Condema para apresentação do anamento do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos de Tubarão. Palestra com SC Engenharia
Local: Amurel
Horário: 16h

– Sessão da Câmara Tubarão Rumo ao Lixo Zero 2030
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 19h

Terça-feira, 4 de novembro
– Palestra: “Atualidades e Perspectivas na Reciclagem de Resíduos Sólidos Orgânicos no Brasil com Marco Aurélio Salvaro de Souza
Horário: 14h30
Local: Acit

– Palestra: “Política Nacional de Resíduos Sólidos” com Cristiane Fabris
Horário: 16h
Local: Acit

– Reunião do Orçamento Participativo com o tema “Cidade Lixo Zero: Uma responsabilidade local” com o diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan
Horário: 19h30
Local: Salão Paroquial do Monte Castelo

Quarta-feira, 5 de novembro
– Palestra “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” com Maiara Goulart Medeiros
Horário: 13h30
Local: Parque Ambiental da Tractebel

– Palestra sobre Case Tractebel com Rosemirian do Carmos Santana
Horário: 14h30
Local: Parque Ambiental da Tractebel

Quinta-feira, 6 de novembro
– Palestra “Lixo pra que te quero?!” com Paula Wronski Aguiar da Fundação Municipal de Educação
Horário: 9h
Local: Escola Manoel José Antunes

– Feira Ecológica e Reutilização de Resíduos
Horário: das 19h às 22h
Local: EEBB DR. Otto Feuerschuette

Sexta-feira, 7 de novembro
– Visita ao aterro sanitário com os alunos da escola Arino Bressan
Horário: 9h
Local: Aterro Sanitário

– Happy Hour Cultural
Horário: 19h
Local: Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick

Sábado, 8 de novembro

– 5º Mutirão de Limpeza das Margens do Rio Tubarão
Horário: 9h
Local: Margens direita e esquerda do Rio Tubarão

– Reunião da Associação de Selecionadores e Catadores de Material Reciclável de Tubarão
Horário: 15h
Local: Cúria Diocesana

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT