Eleita nova mesa diretora da Comissão de Intergestores Regional
A nova mesa diretora da Comissão Intergestores da Região de Laguna (CIR) foi eleita recentemente. A comissão é vinculada tecnicamente à Comissão Intergestores Bipartite – CIB e consiste em foro regional de negociação, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso.
A nova mesa diretora é composta pelos secretários de saúde: coordenadora Inês Eulália dos Reis Machado, de Capivari de Baixo, vice-coordenadora Tanara Cidade de Souza, de Tubarão, secretária Maria M.S dos Passos Souza, de Imbituba, vice-secretário Márcio Borba Blasios, de Grão-Pará, 1º tesoureiro Nilva Chilickmann Pickler, de São Ludgero, 2º tesoureiro Neri Vandressen, de Rio Fortuna, e no conselho fiscal: Gedson Gislonde Treze de Maio e Karina Serafim de Souza, de Sangão.
A Câmara Gestora, órgão de assessoria a mesa diretora da CIR, subsidiando-a com informações e análises relevantes, devendo deliberar nos assuntos que lhe forem específicos objetivando entre outros fins a composição da pauta do dia é composta por três representantes das Gerências e três representantes dos municípios. Assim foram eleitos os seguintes representantes: Dalton Marcon, representando a 20ª Gerência Regional de Saúde de Tubarão, Pedro Machado Netto representando a 19ª Gerência Regional de Laguna, Aira De Bona Ceolin representando a 36ª Gerência Regional de Braço do Norte, Inês Eulália Dos Reis Machado secretária de Saúde de Capivari de Baixo, Tanara Cidade de Souza diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Maria dos Passos Souza secretária de Saúde de Imbituba, Francismari Rossi Lessa secretária de Saúde de Braço do Norte.
Foi escolhido para ocupar a vaga de vice-presidente regional titular Francismari Rossi Lessa, secretária de Saúde de Braço do Norte e vice-presidente regional suplente Andréia Steiner, secretária de Saúde de São Martinho.
A CIR é responsável pela pactuação das estratégias de condução e operacionalização do SUS em âmbito regional e tem por finalidade qualificar o processo de regionalização e descentralização da gestão, em especial quanto aos aspectos relacionados à integração funcional e operativa dos serviços na região, para a garantia de acesso, acompanhamento das referências e contra referências, dos fluxos da clientela e demais aspectos organizativos a nível regional.
A área de abrangência da Comissão Intergestores Regional compreende os municípios e gerências de saúde, integrantes da região de saúde de Laguna: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT