Seminário sobre planejamento urbano é realizado em Tubarão
Com o tema “Planejamento Urbano: Novos Desafios à Atuação Profissional”, foi realizado nesta quarta-feira (15) o 1º Seminário de Arquitetura e Urbanismo da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area/TB) em Tubarão. O evento contou com a participação do prefeito Olavio Falchetti, do secretário de Urbanismo Vanio de Freitas Júnior, do secretário de Segurança e Patrimônio Claudemir da Rosa e do secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, além de diversos especialistas na área.
Entre os participantes destaca-se a palestra do professor de urbanismo da Universidade de São Paulo Anderson Kazuo Nakano e que em 2013 atuou como diretor do departamento de Urbanismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo fez a revisão do Plano Diretor da cidade.“Precisamos pensar e construir cidades para pessoas. E não podemos construir um projeto de país, um projeto de sociedade sem pensar as cidades, em especial as áreas urbanas”, observa Anderson.
Conheça os palestrantes: A arquiteta e urbanista Michelle Benedet, professora da Unisul, discursou sobre mobilidade em Tubarão. Como soluções para os problemas elencados, a especialista apontou uma rede de ciclovias; intermodalidade de transportes; melhora no transporte público e o desestímulo/redução da utilização do automóvel.
O representante do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) Luiz Antônio de Oliveira, palestrou sobre a construção civil e o desenvolvimento urbano do município de Tubarão. Já o secretário de Urbanismo da prefeitura de Tubarão, Vanio de Freitas Junior, apontou as ações e elencou as dificuldades do município para promover a mobilidade urbana.
A arquiteta e urbanista Ana Paula Cittadin, do Iphan, abordou o Plano de Mobilidade e Acessibilidade do Centro Histórico de Laguna, quando observou que o crescimento urbano desordenado é hoje um dos maiores problemas das cidades. “Os espaços urbanos devem possibilitar com que se identifique uma cidade e que concede a identidade de sua comunidade”, relatou a arquiteta.
O arquiteto e urbanista Jorge Hector Rebollo Squera, da secretaria estadual de Planejamento, falou sobre o Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. “Perímetros urbanos superdimensionados e desordenados são um dos problemas mais comuns em ocupações urbanas. Quanto mais próximo ao litoral, mais ocupada é a área, quando deveria ser o oposto”, disse.
O presidente da Area/TB, Thomaz Moojen, acompanhado do prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti; e do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC), Ronaldo de Lima, agradeceu a presença de todos os participantes e das autoridades. “Destaco também a importância da contribuição do seminário e das discussões propostas durante todo o evento para o desenvolvimento sustentável de toda nossa região”, conclui Thomaz.