Seminário regional abordará planejamento e mobilidade urbana
Com uma grande oportunidade de debater questões ligadas a mobilidade e planejamento urbano o município de Tubarão recebe, nesta quarta-feira (15), o 1° Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo: Planejamento Urbano – Novos desafios à atuação profissional.
O evento tem como tema principal as discussões envolvendo o planejamento urbano das cidades e os novos desafios à atuação profissional. O tema foi sugerido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) através de um edital de patrocínio no qual a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (AREA-TB) ofertou a proposta para a realização deste evento.
Além dos painéis de debates sobre mobilidade e planejamento urbano o seminário contará com a palestra do arquiteto e urbanista Kazuo Nakano formado pela USP e pós-graduado em gestão urbana e ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development de Rotterdã, na Holanda. O seminário contará também com a participação do arquiteto, urbanista, secretário de Urbanismo da prefeitura de Tubarão e presidente do Conselho da Cidade, Vânio de Freitas.
Com participação em uma mesa redonda, o secretário apresentará as diversas ações que o município desenvolve para melhorar a mobilidade e planejamento urbano, como o desenvolvimento do Conselho da Cidade. O programa auxilia no planejamento de ações municipais, aconselhando o prefeito nas questões de urbanismo, mobilidade e ordenamento territorial urbano e rural, integração regional, promoção socioeconômica sustentável, qualificação ambiental e transporte.
A prefeitura, até a segunda quinzena do mês de setembro, executou 26 obras de pavimentação, 22 de recuperação de calçamento e abriu cinco novas ruas, dentre elas a avenida Rodovalho que possibilitou um melhor fluxo de veículos na região central do município. Instalação de semáforos, pinturas de sinalização e reformas de pontes também integram ações realizadas pelo município que serão citadas pelo secretário de Urbanismo durante o encontro.
O 1° Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo é aberto aos engenheiros e arquitetos, demais profissionais de áreas afins, acadêmicos e sociedade em geral. O evento tem apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Faculdade Capivari (Fucap), Sindicato das Industrias da Construção e do Mobiliário de Tubarão (Sinduscon), Ferrovia Tereza Cristina, Tractebel Energia e prefeitura de Tubarão.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT