Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado nos centros de referência

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, abordou a esquizofrenia. A data foi marcada por ações de integração com a comunidade, através de confraternização da equipe do CAPS II e usuários do Centro, feira de artesanato e blitz educativa. A equipe CAPS- Álcool e Drogas participou de uma caminhada com municípios da Amurel que realizam internações em Laguna.

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. “Em homenagem à data mundial preparamos uma manhã de atividades com os nossos usuários, que se divertiram muito e observamos um bom resultado”, destaca a enfermeira coordenadora do Caps II, Cleide Capanema Faust.

A feira de produtos artesanais traz materiais confeccionados pelos próprios usuários do centro de atendimento. Os recursos recebidos da venda dos produtos são utilizados para comprar outros materiais e exercitar a criatividade dos pacientes.

O CAPS II é referência em tratamento para pessoas com transtorno psiquiátrico, já o CAPS-AD, é referência para o atendimento de dependentes de álcool e outras drogas, tendo como principal objetivo evitar as internações e reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT