Projeto de desassoreamento do Rio Tubarão é apresentado na Acit

A convite do presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) Murilo Ghisoni Bortoluzzi, diversas entidades puderam conhecer na noite desta segunda-feira (8) a evolução do projeto de desassoreamento do Rio Tubarão. O prefeito Olavio Falchetti e o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques também participaram do encontro. O secretário de estado de Defesa Civil Rodrigo Moratelli também esteve presente.

Segundo o secretário de estado, o projeto está em fase intermediária de estudos e, possivelmente no próximo mês, o licenciamento das obras inicia. Durante o encontro, o secretário ainda anunciou que está em tratativas com o governo federal para realizar o financiamento das obras de desassoreamento.

A prefeitura juntamente com a Unisul, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Cidasc e AREA/TB constituíram um grupo que acompanham efetivamente as ações do projeto.”Por se tratar de uma obra que atinge diretamente o município, estamos participando ativamente em sugestões e acompanhamento deste projeto”, afirma o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

Ainda segundo o secretário, as obras de desassoreamento do Rio Tubarão minimizarão o risco de cheias, porém, são necessárias outras medidas para conter a ação das águas. “Desta forma, já estamos em buscas de outras obras e estudos para juntamente com o desassoreamento buscar outras soluções para este problema”, explica Rafael.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT