Novos veículos foram entregues nesta segunda-feira (8)

A prefeitura de Tubarão e a Fundação Municipal de Saúde entregaram nesta segunda-feira (8), quatro novos carros e três motocicletas, para os CAPS-AD e II, NASF e Dengue. Ainda nesta semana os veículos estarão expostos na Praça Walter Zumblick (em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick).


Os veículos foram adquiridos com recursos vinculados aos programas, sendo: dois Fiat Doblô para o NASF, um para o CAPS II e outro para o CAPS-AD, e as três motocicletas Honda Biz, para o Programa de Combate às Endemias – Dengue, totalizando R$ 272.950,00. “O importante é oferecer melhor qualidade de atendimento, e acreditamos que esses veículos devem oferecer maiores possibilidades para isso”, afirma o prefeito Olavio Falchetti.


Os veículos ficarão expostos, por alguns dias, em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, e devem apoiar o trabalho das equipes a partir do momento em que as documentações ficarem prontas. “Vamos disponibilizar para as equipes a oportunidade de trabalhar com mais qualidade e com um bom desempenho”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Antônio Santos.


Os Centros de Atendimento Psicossocial utilizam os veículos para internações compulsórias e visitas domiciliares. O CAPS-AD é um programa destinado a pessoas com dependência de álcool e outras drogas, e o CAPS II oferece apoio a pessoas com transtorno mental, ou seja, são serviços que lidam diariamente com características especiais, e nem todos os veículos são propícios para esses transportes. “Muitas vezes realizamos o transporte de pacientes em camisa de força ou algemado, e temos dificuldade em todo o trajeto, pois o atual veículo é baixo e gera desconforto ao paciente e para nós profissionais”, explicou a enfermeira do CAPS-AD, Lisiane Salvan Marques.


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), conta com três equipes, compostas por seis profissionais (fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, educação física e assistência social), e cada equipe atende nove unidades de saúde da família, com atendimentos domiciliares, individuais e em grupos. Além disso, é necessária uma logística para levar os seis profissionais de uma unidade à outra. Hoje, apenas uma equipe NASF tem um carro que disponibiliza sete lugares, os demais utilizavam veículos com cinco lugares, por isso o trabalho domiciliar desses profissionais precisava ser reduzido. “Adquirimos dois novos carros para auxiliar o trabalho do NASF, escolhemos a Doblô pois é um carro que disponibiliza sete lugares, facilitando o transporte da equipe completa”, explicou a coordenadora do NASF Maryucha Miranda de Oliveira.


O Programa de Combate as Endemias – Dengue, deve utilizar as motocicletas para o transporte imediato das coletas. O programa já possui algumas motocicletas que ajudam no desenvolvimento das ações de combate as endemias.

 Fonte: Daniela Goulart/PMT