Cine Clube será realizado em Tubarão

Os cine clubes foram responsáveis pela formação cinematográfica de grandes cineastas. A prática desta atividade estimula os membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema. Com esta intenção, a Fundação de Cultura e Esporte estreará o Cine Clube Tubarão em pareceria com o jornalista Ronaldo Sant’Anna.

“Os Duelistas” será o primeiro filme a ser exibido. Dirigido por Ridley Scott, que também comandou produções de grande sucesso, como “Alien”, “Blade Runner” e o mais recentemente “Gladiador”, o filme é baseado no livro homônimo de Joseph Conrad, que acompanha 15 anos da vida de dois militares do exército francês, durante as guerras napoleônicas.

O filme trabalha conceitos como honra, medo e traição com uma fotografia e desempenhos dos personagens. Após a exibição, um membro do Núcleo Psicanalítico de Tubarão fará uma avaliação sob o ponto de vista de sua especialidade. Em seguida o debate será aberto ao público com mediação do jornalista e coordenador do projeto, Ronaldo Sant’Anna.

“Gosto muito de cinema e percebo que está cada vez mais difícil formas ou projetos que estimulem a discussão desta arte. A maioria dos filmes é muito voltado para o entretenimento o que torna cada vez mais raros os filmes com temas críticos. Sendo assim, desenvolveremos a análise de vários pontos de forma crítica que estão presentes nas históricas produções cinematográficas”, afirma Ronaldo.

O projeto Cine Clube é mais uma das ações desenvolvidas pela Coordenação de Cultura para manter o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick aberto durante os fins de semana. “Já havíamos desenvolvido outros projetos em que o museu ficou aberto ao público durante os sábados. A oferta de cinema será mais uma das atividades que disponibilizará cultura aos tubaronenses fora dos horários recorrentes semanais”, explica a coordenadora de Cultura Lilian Guedes.

O projeto prevê encontros mensais no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. O primeiro Cine Clube será realizado no próximo sábado (13), a partir das 15h30, e será aberto ao público.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT