Projeto resgata cultura e tradições familiares

Um encontro com sua própria história. Esse foi o resultado principal do projeto “Minha Família – Parentesco e Tradição”, desenvolvido pelos alunos do CEI Álvaro Braz Fernandes.

Por meio do projeto, além dos aspectos culturais e tradições da comunidade da Guarda Margem Esquerda, os pequenos conheceram também a sua própria história, a cultura da família, músicas, brincadeiras e contos que os pais, avós e bisavós vivenciaram.

Durante o projeto, as crianças produziram e brincaram com alguns brinquedos folclóricos feitos a partir de materiais recicláveis e por meio de lendas, mitos, adivinhações e parlendas viajaram no mundo da literatura, imaginando, criando, contando e brincando.

A diretora Cleusa Rodrigues Inácio explica que a intenção do projeto é promover o resgate cultural. “Hoje a cada semana surge um novo modelo de computador, videogame, celular e com isso nossas crianças não vivenciam as brincadeiras de antigamente, as histórias infantis, os brinquedos antigos que muitas vezes as próprias crianças construíam. Esperamos que com essa iniciativa, as tradições sejam mantidas”, afirma.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT