Museu Ferroviário realiza exposição de artes visuais “Dos trilhos ao mar”

O Museu Ferroviário de Tubarão com o intuito de ampliar o acesso da comunidade tubaronense a espaços de cultura e arte, bem como possibilitar a divulgação de artistas da região, apresenta a exposição de artes visuais “Dos trilhos ao mar”, de autoria deRicardo Blauth.

Na mostra as memórias do artista se entrelaçam com o imaginário criativo a fim de criar uma narrativa que explora a ferrovia e o porto como elementos dinamizadores da região sul catarinense.

Composta por 21 obras de grande, médio e pequeno porte, entre pinturas sobre tela e esculturas, a exposição constrói um caminho lúdico desde os tempos da nostálgica Novo Hamburgo (RS), terra natal do artista, com seus trilhos e seus trens dominando a paisagem geográfica e afetiva, até a Garopaba vivenciada no presente, onde estabeleceu seu ateliê de trabalho.

“São 30 anos como artista. E nas minhas memórias sempre afloram as lembranças vividas na minha infância, com a presença do trem sempre muito marcante. Essa emoção nunca me largou. É ela que me motiva a continuar produzindo mesmo morando em Garopaba”, destaca Ricardo.

Desse contato direto com o mar, com a proximidade do porto de Imbituba, a observação das embarcações cortando as águas salgadas, a presença do navio surge como um personagem misterioso e complementa a figura emblemática e apaixonante do trem. Ferrovia e porto têm relações tão imbricadas que um não existiria sem o outro, embora na percepção dos habitantes locais essa relação seja muito pouco percebida.

Para a museóloga Silvana Silva de Souza, responsável pelo Programa de Exposições do Museu Ferroviário, a exposição oportuniza ao público regional, sobretudo professores e estudantes, perceber as múltiplas relações históricas, sociais, culturais e econômicas de atividades fundamentais para a operação de uma grande cadeia produtiva regional. Ao compreender a importância da presença portuária para cidades que aparentemente não têm relação direta com o mar, amplia-se a compreensão das necessárias relações entre diferentes elementos para que o desenvolvimento aconteça.

A biografia de Ricardo Blauth é tão instigante quanto suas obras monumentais. Empresário bem-sucedido dedicado ao ramo farmacêutico no Rio Grande do Sul, num momento de guinada na vida, resolveu abandonar o empreendimento certo pelo duvidoso caminho da arte. E lá se vão 30 anos de produção intensa, com exposições em diferentes lugares e obras presentes em todo o Brasil e no exterior. A frente do Ateliê Art3, sediado em Garopaba, atende uma clientela de diversos lugares.

A exposição de artes visuais Dos trilhos ao mar” estará disponível a partir do dia 17 de agosto, às 19 horas, no galpão de exposições do Museu Ferroviário de Tubarão, com entrada gratuita para toda a comunidade. O período de visitação será de 18 de agosto a 29 de setembro de 2023, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

O agendamento de visitas para grupos e escolas pode ser realizado pelo WhatsApp 48 988681414 ou pelo formulário online na bio do @museuferroviariotb, no Instagram.

Informações: Assessoria de Comunicação/Museu Ferroviário.