Município entrega novos certificados do Cadastro Cultural Municipal e prepara Plano Municipal de Cultura
O universo cultural de Tubarão teve, nesta terça-feira (18), duas boas notícias que fortalecem o movimento no município. A primeira foi a entrega de novos certificados do Cadastro Cultural Municipal (CCM), e a segunda o anúncio da preparação do Plano Municipal de Cultura, ambas ocorridas na Sala de Atos da prefeitura.
A entrega de 11 certificados do CCM contemplou pessoas físicas, entidades e grupos. Agora, desde o início do credenciamento, em 2022, já são 98 agentes que chegaram a quarta edição.
O CCM tem o propósito de identificação, organização e controle da cidadania cultural local, bem como para armazenamento de informações acerca das atividades culturais desempenhadas no município.
O Cadastro Cultural Municipal objetiva credenciar pessoas físicas, grupos informais (sem CNPJ), organizações comunitárias, entidades representativas, microempreendedores individuais, empresários individuais (micro e de pequeno porte), sociedades empresárias, sociedades simples (pesquisadores, produtores), cooperativas, bem como espaços com ou sem CNPJ que desempenhem atividades no segmento cultural no Município de Tubarão.
Contemplados com o CCM:
Claudiomiro dos Passos Victalvino
Valéria Madruga Braga
Coral GAM em Cantos
Tatiana Soares Dorneles
Associação Orquestra Santa Terezinha do Menino Jesus
Higor Miranda Redivo
Elias Moraes da Conceição
Beto Bola Eventos Ltda
Banda P-115
Juliana Goulart da Luz – Studio Pole Luz
Após a entrega dos certificados, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura Carlos Zamparetti anunciou o início da elaboração do Plano Municipal de Cultura. A expectativa é de que o documento seja elaborado durante um ano e que após esse período Tubarão tenha encaminhado um “guia” com os planejamentos, conceitos, prioridades e tudo que for relacionado ao universo cultural tubaronense para ações de curto, médio e longo prazo.
“Só 5% dos municípios têm um Plano Municipal de Cultura e queremos preparar e organizar Tubarão nesse aspecto. Teremos reuniões mensais, mas contamos com a participação dos agentes culturais para que possamos ter diversos pensamentos e opiniões os encaminhamentos do plano”, destacou Zamparetti.
Para o prefeito em exercício Gelson Bento, o município tem conseguido avançar de maneira significativa no avanço permanente da valorização da cultura local. “Entregamos mais 11 certificados do Cadastro Cultural Municipal que aproximam o Poder Público dos agentes culturais e beneficiam ações e eventos. E também encaminhamos a preparação do Plano Municipal de Cultura, que vai nos permitir planejar inúmeras ações para os próximos anos”, ressaltou o prefeito.