Memórias de Tubarão: Casa da Cidade
Semanalmente, a Fundação Municipal de Cultura, através de pesquisas feitas pelas servidoras do Arquivo Histórico Municipal, divulga documentos e fatos históricos de Tubarão. O registro dessa semana destaca a Casa da Cidade.
Mais conhecido como Casa da Cidade, o palacete localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro, foi construído em 1897 para uso residencial da família do coronel João Cabral de Mello. Ele foi intendente de Tubarão (prefeito) entre 1890 e 1910. Ao longo dos anos, o prédio abrigou a prefeitura e diversos outros órgãos públicos. Sua arquitetura em estilo neoclássico lembra os antigos casarios portugueses.
Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome de “Casa Huberto Rohden”, em homenagem ao filósofo tubaronense. Huberto nasceu em 31 de dezembro de 1893, no então distrito de São Ludgero, pertencente a Tubarão. Escreveu 100 obras, condensadas em 65 livros. Foi precursor do espiritualista universalista. Faleceu em São Paulo, em 7 de outubro de 1981.
Atualmente o espaço abriga a Academia Tubaronense de Letras, a Fundação Municipal de Cultura e o Departamento de Economia Criativa.