Mais cinco escolas de Tubarão serão contempladas com recursos para equipar salas do AEE
Mais cinco escolas do município de Tubarão serão contempladas com recursos destinados exclusivamente para equipar salas Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Os recursos serão oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação e que está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar.
Sendo assim, as unidades escolares da rede municipal de ensino Arino Bressan, São Judas Tadeu, Faustina da Luz Patrício, Manoel Rufino Francisco e São Martinho receberão, cada uma, o aporte financeiro de R$ 20 mil, sendo R$ 16 mil para o capital e R$ 4 mil de custeio. Esses recursos serão utilizados para equipar salas do Atendimento Educacional Especializado, visando à aquisição ou adequação de itens que compõem essas salas.
No início do mês de outubro, a Fundação Municipal de Educação de Tubarão anunciou que as escolas municipais João Hilário de Mello, Maria Emília Rocha, João Paulo I e CEI Theresa da Silva Rosendo haviam sido contempladas também com recursos na ordem de R$ 20 mil cada para aquisição de equipamentos destinados ao atendimento prioritário inclusivo.
Dessa forma, nove unidades da rede municipal de ensino poderão incrementar o Atendimento Educacional especializado (AEE), por meio da aquisição de equipamentos especializados para as atividades desenvolvidas no AEE, que se diferenciam daquelas realizadas na sala de aula comum. “Ele é promovido prioritariamente em salas com recursos multifuncionais da própria escola, em outra escola de ensino regular ou em polos de atendimento educacional especializado. E esses recursos vão ser importantes para ampliarmos a rede de atendimento e a acessibilidade dos estudantes que fazem parte da educação especial inclusiva”, analisa a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Anete Dacorrégio Volpato Wilbert.
As atividades visam ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas, psicomotoras, comunicacionais, linguísticas, identitárias e culturais dos estudantes com necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. As ações pedagógicas realizadas pelo professor especializado visam apoiar as atividades realizadas pelo professor na classe comum.
Segundo pesquisa efetivada pelas profissionais do AEE, a última vez em que o município recebeu esse tipo de equipamento foi em 2009. “Desde então, sem recursos específicos, as salas do AEE não dispunham de infraestrutura adequada para atendimento”, revela a professora Silvana Nogueira, integrante da equipe do AEE.