Gestores da FMDS participam de capacitação para elaboração do Plano de Contingência Municipal de Assistência Social
A equipe de gestão da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) iniciou nesta semana a capacitação para elaboração do Plano de Contingência Municipal de Assistência Social (PLACOM/AS). A capacitação será realizada em quatro encontros e é ofertada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Comitê Técnico Científico da Defesa Civil Estadual.
O papel da Assistência Social no contexto das emergências envolve um conjunto de ações antes, durante e após uma emergência e, também, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ao longo dos anos, o SUAS é chamado a atuar em diferentes contextos de emergência, como por exemplo a enchente em decorrência das chuvas do mês de maio de 2022 em Tubarão.
A diversidade de ameaças de eventos hidrológicos, geológicos, climáticos e meteorológicos que atingem Santa Catarina, gerando diversas situações de emergência, exigem um esforço cada vez mais estruturado da política de assistência social para o atendimento rápido, eficaz e eficiente de um número crescente de famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco. Essas emergências exigem da Assistência Social ações de atendimento da população afetada com a oferta de serviços de proteção social básica e especial e garantia de direitos fundamentais necessários à sobrevivência durante e após a situação de emergência.
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, face às constantes ameaças, e tendo em conta a sua responsabilidade perante à comunidade de usuários do município de Tubarão, irá elaborar o seu plano municipal para definir as atribuições e planejar as ações que serão postas em prática caso uma nova situação de emergência seja vivenciada.
O diretor-presidente da FMDS, André Freta May destaca que capacitações como essa são de extrema importância, considerando os acontecimentos dos últimos anos em Tubarão. “É fundamental estarmos preparados tecnicamente para o enfrentamento das situações adversas para que o atendimento à população mais vulnerável seja realizado da melhor forma possível. Lembrando que a assistência social, nesses casos, desenvolve um trabalho conjunto com as demais secretarias e fundações, nas quais também possuem suas responsabilidades específicas”, explica.