Fundações de Cultura se encontram em reunião

A Fundação Municipal de Cultura e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) se reuniram nesta terça-feira (26) em Florianópolis, em um encontro que serviu como aproximação entre as duas entidades que têm a cultura como fomento.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Fundação Municipal de cultura Ramires Linhares, o vice-presidente da Fundação Inoversasul Jean Carlos Fermino, o procurador da Diocese de Tubarão Padre Rafael Uliano, o ex-seminarista e hoje empresário Sid Haim, além do presidente da FCC Rafael Nogueira.

Na oportunidade, a Fundação Municipal de Cultura apresentou sua estrutura e um pouco das políticas culturais desenvolvidas hoje na cidade. Ao mesmo tempo, foi enfatizado que a fundação é relativamente nova, com apenas alguns anos de atuação, sendo hoje a instância maior da cultura tubaronense. Mesmo por isso, a entidade mostrou sua necessidade de espaços que possam servir ao desenvolvimento das atividades dos agentes culturais do município..

Vários temas foram abordados no encontro, entre eles a reforma do Salão Nobre do Seminário Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Tubarão, de modo a se possibilitar seu uso pela comunidade nas mais variadas atividades culturais e religiosas.

Ramires destacou ainda algumas ações que poderiam ser auxiliadas pela FCC em forma de parcerias ou convênios que possibilitem a reforma ou adaptações nos ambientes culturais, quais sejam o Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick e a antiga Estação Ferroviária de Tubarão, de maneira a transformá-los em pontos de cultura, com mais atrativos para a população; promoção de um concurso literário no município, com possibilidade de publicação das obras de escritores locais; ampliação do programa Bolsa Cultura, com a ampliação da oferta de Oficinas Culturais; criar um novo ambiente cultural no município, como a “Casa das Etnias”, a fim de desenvolver produtos culturais ligados às etnias indígena, afro, italiana, alemã e açoriana, formadoras do nosso cenário cultural, utilizando para tal alguma edificação pertencente ao Estado de Santa Catarina. “Podemos citar a antiga sede do DER, já cedida ao município, mas que ainda não conseguiu recursos para a reforma, ou ainda a antiga sede da Coordenadoria Regional de Educação, hoje fechada, sem uso, espaços que poderiam ser aproveitados sobremaneira pela cultura tubaronense em parceria com a FCC”, ressaltou Ramires, que saiu satisfeito do encontro, tanto pela receptividade quanto pelo manifesto interesse da FCC na viabilização futura de algumas destas reivindicações.

Fotos: Divulgação/PMT