Fundação Municipal de Educação cria polos de atendimento com foco na educação infantil

O atendimento prestado às crianças da educação infantil, da rede municipal de Tubarão acaba de ganhar um importante reforço pedagógico. Foram inaugurados nesta sexta-feira (4), no CEI Theresa da Silva Rosendo e no CEI Dorivalda Bristot de Campos, Polos de Atendimento Educacional Especializado.

Os polos instalados no CEI Theresa da Silva Rosendo e no CEI Dorivalda Bristot de Campos são um dos cinco polos que a Fundação Municipal de Educação criou para prestar atendimento às crianças com deficiência. Cada unidade atenderá 24 crianças, de 4 a 6 anos, inclusive de outros Centros de Educação Infantil, já que nos polos são concentrados os atendimentos das regiões próximas.

Os polos dos CEI Estrelinha Brilhante, Borboleta Azul e São Cristóvão também já estão funcionando. Juntos, os cinco polos prestam atendimento a 76 crianças com deficiência oriundas de 22 unidades da educação infantil.

Cada polo tem um professor de educação especial, que atende às crianças agendadas de segunda-feira a quinta-feira. As sextas-feiras são dedicadas às demandas da escola, atendimento de professores e de pais.

A professora Silvana Aparecida Nogueira explica que instalação dos polos para atendimento do público infantil surgiu da constatação de que era necessário iniciar o atendimento das crianças mais cedo. “Quanto mais precoce for o atendimento, melhor será a qualidade de vida da criança com deficiência, que terá mais chance de se desenvolver e chegará ao ensino fundamental já familiarizada com as rotinas escolares”, salienta.

Neste ano letivo, a rede municipal de ensino de Tubarão está prestando atendimento a 351 estudantes com deficiência, destes, 167 tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A vice diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Adriana Mariano Rosa cita que os alunos do ensino fundamental já contam com atendimento prestado pelos dos profissionais do AEE na própria escola, mas os da educação infantil não tinham esse suporte. “Há mais de dois anos estamos estruturando esses polos, porque identificamos que iniciar o apoio pedagógico especializado das crianças com deficiência precocemente trará grandes benefícios para o seu desenvolvimento. E, agora, estamos muito satisfeitos por oferecer este suporte que fará grande diferença para esse público que tem direito a um atendimento especializado”, analisa Adriana.

Os vereadores Maurício da Silva e Luciane Torkaski também prestigiaram o ato de entrega da sala pedagógica.