Forças de segurança e comunidade escolar discutirão ações imediatas para reforçar vigilância na rede de ensino
Nesta quinta-feira (13), às 16h30, representantes das forças de segurança do município e diretores de toda a rede escolar do município estarão reunidos no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva para encaminhar ações imediatas para reforçar a segurança nesse setor. A iniciativa busca dar uma resposta à comunidade, que está preocupada com os recentes casos de violência nas escolas em Santa Catarina e em outros Estados.
A reunião de trabalho foi encaminhada nesta terça-feira (11) por integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em encontro realizado na Sala de Atos da prefeitura. Participaram do encontro o prefeito em exercício Gelson Bento, secretários de diversas pastas e representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Tutelar.
A proposta das forças de segurança no encontro com os diretores das escolas é oferecer o máximo de orientações e instruções, inclusive as mais simples ou óbvias, para evitar o risco de situações indesejadas ou perigosas.
“As precauções óbvias precisam ser ditas e repetidas, pois uma situação simples e casual pode ocultar um risco para todos, e isso precisa ser evitado”, lembrou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.
Além dessa grande reunião na Arena, as forças de segurança (PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros), terão uma reunião técnica nesta quarta-feira (12) para ajustar, conforme as possibilidades de cada um, um cronograma emergencial para que o maior número possível de unidades escolares tenha um acompanhamento. A ideia é intensificar ainda mais a vigilância nas mais de 100 unidades, entre escolas municipais, estaduais e privadas.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar tem dado prioridade às rondas nas escolas, inclusive com incursões no pátio interno das mesmas, principalmente nos horários de chegada e saída das aulas. A PM, inclusive, reforçou as passagens nos horários de intervalos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Galeria de Áudios